quinta-feira, 5 de junho de 2008
top10 bateristas
100 melhores vocalistas de rock
100 melhores baixistas de rock
100 melhores guitarristas de rock
Fonte: Digital Dream Door
pogo-roda punk
A roda de pogo é uma evolução natural do pogo. Com cada um andando em uma direção diferente, os choques frontais são muito freqüentes e a dança fica prejudicada. Apesar de se trombar fazer parte do jogo, se trombar demais impede que se faça a ginga no ritmo da música.
Nada é combinado, mas intuitivamente todos começam a andar para uma mesma direção, diminuindo o caos de colisões frontais. Como o espaço é reduzido, só é possível andar em círculos, ao redor do centro do pogo. Esta é a roda de pogo.
Quando a banda é realmente boa e todos estão muito empolgados, é comum ver variações do pogo clássico, que podem incluir:
Rodar a camiseta acima da cabeça e gritar.
Jogar cerveja para o alto e gritar.
Subir no ombro de outro cara e rodar a camiseta e/ou jogar cerveja.
Pular no ar num momento de ápice da música.
Dar vários pulos consecutivos no ápice do momento de ápice da música.
Levantar um braço com o punho fechado e cantar frases da letra.
Levantar os dois braços e com os punhos e olhos fechados cantar a frase da letra que é realmente especial para você.
Abraçar o primeiro cara que ver na frente e pogarem juntos por alguns segundos. Não ficar muito tempo abraçado que senão é viadagem.
Fechar os olhos e simplesmente deixar o corpo solto, sendo jogado para todos os lados junto com o pogo.
Fazer um mosh.
Cada um pode dançar como quiser, batendo nos outros de maneira amigável e não intencional, sem abusos.
Se alguém cair no chão (escorregadio, lembra?) os que estão ao redor fazem uma "cabaninha" para protegê-lo e o ajudam a levantar.
Se precisar amarrar o tênis/bota/coturno, faça isso fora do pogo.
Se você achar alguma coisa no chão, entregue para o cara da banda anunciar no microfone no intervalo das músicas.
Uma guria pogando ou dando mosh deve ser encarada como um punk suado fedido. Nada de aproveitar para tirar uma lasquinha. Isso é coisa de mané.
Se você quer que sua namorada pogue, deixe-a. Ficar protegendo a mulher no meio do pogo é ineficiente e atrapalha os demais. Ou deixe-a livre ou saiam da roda.
Pogo e cigarro não combinam, pois brasa quente e caras sem camisa se atraem. Se quiser fumar, saia do pogo.
Cansou? Saia do pogo, não fique parado no meio atrapalhando o fluxo.
Tomou uma pancada forte? Tente identificar se foi intencional ou sem querer. Geralmente é sem querer. Saia da roda para se recuperar. Se foi intencional, marque o cara e depois bata nele "sem querer" também em outra música, para que ele saia do pogo. Se quiser ser mais construtivo tente conversar e explicar o que ele fez de errado.
Bateu forte em alguém sem querer? Peça desculpas na hora para não ser confundido como intencional. Mesmo se desculpando, sair do pogo por alguns minutos pode ser uma boa idéia. Avalie a situação.
Não brigue. Você notou que não há brigas no pogo? Faça a sua parte para que isso continue assim.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
new metal
NEW METAL
O Nu Metal, também conhecido como New Metal ou Nü Metal (em português Novo Metal ou Metal Moderno), é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990. Segundo o KoRn, pioneiros do estilo, o Nu Metal foi "o novo Rock Alternativo" e também "o Metal para quem não gosta de Metal". Desde sua incepção esse gênero têm tido imenso apelo popular, apesar de criticamente controverso.
Algumas características do gênero
Afinação grave nos instrumentos de corda, bem abaixo do padrão; varia entre 2 tons abaixo, 2 ½ tons abaixo ou 3 ½ tons abaixo. A técnica do Drop D é também bastante explorada, sendo transposta para afinações mais graves (no caso do SlipKnot, por exemplo).Ausência marcada de solos de guitarra e outros resquícios de virtuose típicas do Heavy Metal.Riqueza de timbres de guitarra, adquirida do uso de vários pedais de efeito raros e antigos (típica dos trabalhos do produtor Ross Robinson).Um forte senso de groove, fruto da influência do Funk Metal e doHip-hop.Fórmula "verso-calmo refrão-explosivo" (herança do Grunge).Constante variação entre vocal "choroso" (KoRn, Limp Bizkit) ou suspirado (Deftones) e vocal "gritado", raivoso ou as vezes Melódico (Incubus e SevenDust).Alguma influência da Música Eletrônica, adquirida do Metal Industrial e variações britânicas do Breakbeat, como é o caso do Jungle e do Drum n’ Bass.Uso de DJs, principalmente para acionar os samples e para efeitos de "Scratch e Turntables".Algumas bandas usam guitarras de 7 cordas e baixo de 5 cordas, mas não influi tanto na qualidade musical, para qualquer musico sensato sabe que uma guitarra de 7 cordas você apenas ganha um "Sí" mais grave! Ao meu ver isso não influi em qualidade musical e sim em gravidade musical.Influência de outros estilos além dos supracitados. Exemplos: Música Latina (Ill Niño), Synthpop (Linkin Park), Música Popular Armena (System of a Down).Uso Variado de instrumentos diferentes tornando cada banda única por seus diferenciais.
História do Nu metal
Não se sabe exatamente qual foi a primeira banda rotulada de New Metal. Algumas delas foram Deftones, KoRn e 311. Algumas eram chamadas de Aggro Rock (vem de Aggressive) e outras como Machine Head e SlipKnot eram chamadas de Metal Alternativo. Com o tempo essas e outras bandas mais novas foram agrupadas num mesmo estilo pela grande mídia, especialmente pela revista "Kerrang!"; o rótulo ganhou ainda mais força por causa disso.No final da década de 1990, grande parte das bandas de Nu Metal que começavam a ter relevância no cenário musical tocavam no Ozzfest, um festival ambulante com bandas de Heavy Metal e Rock and Roll "pesado" tendo à frente o Black Sabbath e Ozzy Osbourne.O Family Values Tour também teve um papel decisivo na história do Nu Metal. Organizado pelo The Firm - o empresariado do KoRn -, o Family Values servia de vitrine para o estilo. No primeiro ano da turnê (1998), só para ter uma idéia, tocaram o Incubus, Limp Bizkit, Orgy e, é claro, o KoRn.PrecursoresHá quem diga que o Nu Metal é uma extrapolação do Funk-metal californiano, balizado pelo trio Faith No More, Jane’s Addiction e Red Hot Chili Peppers. O Funk-metal antecedeu a mistura de Heavy Metal, Funk, Rock Alternativo e Hip-hop tão característica do Nu Metal. Também vale citar as californianas Tool, Rage Against the Machine e a nova-iorquina Helmet como base do que veio a ser o Nu metal.O Nu Metal também têm forte influência do Metal Industrial; 9 entre 10 bandas apontam o “Hate-pop” do Nine Inch Nails como influência. As letras implosivas e introspectivas de Trent Reznor, aliada à sua habilidade de misturar estilos díspares – Thrash Metal, EBM, Hip-hop – foi influente no "calderão musical" promovido pelo New Metal. Outras bandas de industrial influentes para o New Metal foram o Ministry e o White Zombie.Ainda dentro do Heavy Metal, podemos citar o Neo-Thrash do Sepultura, Prong, Pantera e o Machine Head.Uma outra grande influência do Nu Metal é o Grindcore inglês do Carcass, Bolt Thrower e Napalm Death. Citadas em diversas entrevistas pelo KoRn, o protótipo-mor do "Novo Metal", é provavelmente delas que o KoRn tirou a idéia de botar seus instrumentos de corda numa afinação gravíssima. É interessante perceber que no "Reek of Putrefaction" (1988) o Carcass já afinava 2 ½ tons abaixo do padrão (Sí). No disco “Realm of Chaos” (1989), do Bolt Thrower, a banda tinha as guitarras afinadas 3 ½ tons abaixo (Lá) – coincidentemente, a mesma afinação do KoRn.Por último – e talvez mais importante – temos o "Inprint" musical do Hip-Hop, contribuindo em muito pela a popularidade do estilo nos EUA. Tanto o Hip-hop do “West Coast” (os californianos Cypress Hill e N.W.A.) como o Hip-hop do “East Coast” (Beastie Boys) deixaram marcas indeléveis nas bandas desse estilo.
Estilos próximos
O Nu Metal está musicalmente ligado ao Rapcore. Muitas bandas tem em seus álbuns músicas que podem ser classificadas como Rapcore, mesmo assim esse estilo não costuma ser classificado como um sub-gênero do Nu Metal.Bandas mais recentes do Metal Industrial americano (Orgy, Static-x, Spineshank e Celldweller) têm se aproximado estilisticamente do Nu Metal. Já o Neue Deutsch Härte – a versão alemã do Metal Industrial – têm pouca ou nenhuma relação com o "Novo Metal", apesar de uma música ou outra música do Rammstein se aproximar do mesmo (Mein Teil, por exemplo).O Metalcore também possui diversas bandas que são classificadas errôneamente como Nu Metal, muito por que foi o estilo que o sucedeu na grande mídia, pegando inclusive na carona muitos de seus fãs.Por fim, há também a questão das bandas "periféricas" ao estilo.
Críticas
Apesar do entusiasmo da Kerrang!, o Nu Metal nunca teve uma recepção calorosa pela crítica especializada. Essa hostilidade talvez se deva porque o estilo nunca teve um período de latência no Uderground; ele já nasceu para ser "sucesso", consumido vorazmente pela geração MTV. Das críticas dirigidas ao estilo, as mais virulentas vêm sempre dos setores mais tradicionais do Heavy Metal.Uma outra crítica dirigida ao Nu Metal é a postura wigger (White Nigger) de muitos dos seus fãs. Um wigger é um caucasiano que imita o linguajar, os maneirismos e as roupas dos rappers afro-americanos, sem nunca ter visto a pobreza e a violência dos guetos de perto. Os wiggers são motivo de piada para muitos rappers afro-descendentes, e motivo de embaraço para alguns caucasianos.Um outro problema do Nu Metal é triste constatação de que algumas de suas figuras proeminentes (Fred Durst, por exemplo) assumem uma persona pública arrogante e consumista, semelhante à dos rappers contemporâneos.
Álbuns importantes do estilo
Incubus - S.C.I.E.C.E.
By
REED
João
By News Metal Brasil
sobre o underground
A cultura underground também pode ser chamada de contra-cultura.
Música underground
É chamado de música underground ou música alternativa aquela que desenvolveu um número considerável de adeptos, sem no entanto obter sucesso comercial. Este tipo de música de um modo geral possui pouco ou nenhum apelo de massa, visibilidade ou presença comercial.
O termo também é usado atualmente para descrever música contemporânea de artistas expoentes mas que não pertençam ao mainstream musical, sendo o gênero ou estilo do artista irrelevantes para a determinação do status "underground".
O termo música underground tem sido aplicado a diversos movimentos artísticos, como a música psicodélica movimento de meados dos anos 1960,punk rock e hard core,hip hop, o rock alternativo,grunge, algumas formas de heavy metal,música eletrônica, e música experimental, além de outros mais.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
extreme mosh pit
O mosh
O mosh (pronuncia-se móchi) não é uma exclusividade de shows punk, mas por ser bem freqüente a sua execução, merece ser comentado também. "Dar um mosh" é subir no palco e se jogar de lá, caindo em cima da platéia. O palco deve ser alto. O nome gringo é "stage dive", mas eu aprendi como mosh.
Funciona assim: você se joga. As pessoas te seguram não porque querem, mas porque é a única maneira de não se machucarem com o choque do seu corpo, já que o lugar está lotado e não é possível sair debaixo. Por isso é mais sábio pular em cima das pessoas que estão assistindo o show, e não no pogo.
O pulo é uma questão de estilo. Pode ser frontal (tipo mergulho), de costas, com giro, com mortal, braços abertos, qualquer coisa menos pular "em pé". Isso é coisa de frutinha que está com medinho de se machucar. E ainda pode machucar os outros com a pisada.
Aconteça o que acontecer, saia logo do palco. Se você subiu para dar um mosh, corra e pule. Não fique saracoteando ou querendo tomar o lugar do vocalista da banda. Se você quer mesmo cantar, monte sua própria banda.
Também não fique feito um trouxa pedindo para que o pessoal se junte para te segurar, ou fazer "cadeirinha". Se não há onde pular, simplesmente desça do palco na boa e volte para o pogo.
Sobre o autor: Aurélio Marinho Jargas
(ai galera ,não estou encentivando a violencia aqui no blog não,só to mostrado oque a "dança"mosh pit é na real)
(o nome do blog (mosh pit) é pelo fato de ser algo relacionado ao rock e não pela violência)